sábado, novembro 25, 2006

A persistência da memória, Dali


Este quadro representa o tempo e mostra-nos figuras estranhas, irrealistas, surrealistas… O quadro
transmite-nos a sensação de lentidão: está tudo muito parado. Os relógios mostram ritmos de vida diferente (os ponteiros estão em horas não coincidentes diferentes), talvez devido ao calor. A imagem retrata um deserto ao entardecer. Talvez simbolize o fim da vida. Não conseguimos pôr em palavras o que vemos, por muitas palavras que usemos. Este quadro pode também simbolizar o momento do adormecer que o real e o irreal se junta.
Soraia, Filipa, Tiago e Ricardo

Amadeo Souza-Cardoso


Este quadro mostra a beleza, a pureza e a delicadeza do corpo de uma mulher.
A beleza no quadro é representada através do corpo de uma mulher jovem que está “escondida” entre outras imagens e que, num jogo sedutor, se vai revelando. O céu e o mar também estão ocultos e representam a pureza e o tempo, enquanto que as rosas simbolizam, a nosso ver, a delicadeza. Este quadro faz-nos pensar e deixa-nos com curiosidade sobre o que é que realmente significa. Faz-nos ver que o mundo está cheio de coisas misturadas e que tudo acontece ao mesmo tempo. Ele mostra-nos o que ele “vê” e o que entende do que “vê”.
Sandra, Cidália, Tiago F. e Tânia

Picasso


Este quadro mostra as cores da bandeira espanhola. Aqui vislumbra-se uma pessoa cuja face é (ou parece) um touro. Como em Espanha há a tradição das touradas, achamos que esse “rosto” representa a energia e a violência das arenas.
B. Isabel, Sandra T, Mário Rui e B. Fátima

O Grito do André, da Diana, do Rúben e do Cândido



Para nós trata-se de um grito de medo, mostra-se o susto e a aflição. Este quadro representa (pode representar) o medo da guerra, do futuro, da sociedade, do mal, da escuridão ou o medo do medo.

André, Diana, Rúben e Cândido
"O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci." para saber mais ver aqui.

Ricardo sonolento...

Desenho do Ricardo elaborado num dia em que estava bastante sonolento. Adivinhem lá, neste desenho, quem é o Ricardo?

terça-feira, novembro 21, 2006

Pintura no século XX

Os alunos do 9ºA nasceram todos no século XX, embora nem sempre pareça... Neste sentido decidiram investigar um pouco mais sobre as artes plásticas do século em que nasceram.

O Rúben, a Diana, o André e o Cândido bão descobrir mais sobre Munch.

O Mário, o Tiago, a Soaraia e a Filipa vão descobrir o surrealismo de Dali e Magritte.

As Brunas, o M. Rui e a Sandra T. vão entregar-se a Picasso.

O Tiago Fernandes, a Cidália, a Tânia e a Sandra S. vão descobri mais sobre Amadeo de Souza Cardoso e sobre Santa Rita Pintor.



Auto-retrato por Ricardo Dias


quinta-feira, novembro 16, 2006

Desenho

Mais um desenho do Ricardo, realizado na manhã de quinta-feira, 16 de Novembro.

sábado, novembro 04, 2006

Futuro


Em Área de Projecto, enquanto os colegas "pensavam" no futuro, o Ricardo desenhou-o.

Futurologia


NOTA PRÉVIA: estes textos foram produzidos na aula de Área Projecto. Cada aluno tinha que projectar-se no futuro e imaginar como seria a vida de um dos seus colegas de turma daqui a uns 15 anos. Nem todos os textos foram publicados, uma vez que alguns alunos optaram por um registo passível de "magoar" os colegas. Tenho a certeza que essa não era a intenção, mas optei, ainda assim, por não publicá-los. Caso queiram refazer os textos, terei todo o gosto em colocá-los aqui no blogue. A professora Paula Cruz

Chamo-me Tânia e tenho 30 anos. Abri um cabeleireiro na Corujeira. O que mais gosto no meu emprego é de fazer nuances, madeixas e “luzes”. Enfim, adoro o meu trabalho!
Infelizmente, tenho alergia aos produtos de beleza. Acho que vou ter de mudar de profissão para sustentar os meus dois filhos.
O meu marido é ex-toxicodependente e está em recuperação.

Por Tiago D.

Chamo-me Cândido e tenho 30 anos. Estou desempregado. Sou divorciado. Tenho dois filhos e vivo num T0 com a minha filha. O meu melhor amigo é o André.
Sou portista, mas sei valorizar as outras equipas, o que é bom. A minha ex-mulher chama-se Josefina C. Estou a pensar dedicar-me à construção civil, que é uma profissão com saída.

Por Mário M.

Chamo-me Tiago D. e tenho 60 anos. Estou reformado, mas fui professor de Histórias. A escola onde trabalhei mais tempo, foi a escola do Cerco. Gostei muito de trabalhar lá.Ainda me lembro que os meus alunos diziam que eu era "frustrado", mas não é verdade: gostava muito do que fazia. Lembro-me de uma turma que me marcou muito, o 9ºA.
por Bruna I.

Chamo-me Bruna Isabel, tenho 30 anos e sou educadora de infância. Gosto muito do que faço: as crianças são a minha alegria. O meu sonho é abrir um infantário no centro do país. O meu primeiro marido chamava-se Felisberto, trabalhava nas obras, mas era despedido muitas vezes, pois chegava sempre atrasado e não cumpria s ordens que lhe davam.

Por Ricardo


Chamo-me Cidália e tenho 80 anos. Estou reformada. Fui uma psicóloga importante: todos gostavam de mim. Lembro que quando era nova não gostava nada da escola, resmungava com toda a gente e não gostava nada de psicólogos.
Por Bruna F.
Eu chamo-me Mário Rui e tenho 30 anos. Sou programador de computadores: instalo e desinstalo programas.Sou casado, mas não digo com quem. Gosto muito de cinema, jogos para PC e de ver TV, mas a minha paixão são os computadores.
Por André

Por Bruna F.


Eu chamo-me Bruna F., tenho 30 anos e moro no Brasil. Tenho uma quinta enorme, onde o m eu marido trata de cavalos. Gosto muito disto, mas tenho saudades dos meus amigos e família.
Continuo com um penteada à “Zé Milho”, adoro piercings e tatuagens.

Por Mário R.


Eu chamo-me Soraia e tenho 30 anos. Neste momento trabalho num cabeleireiro e faço penteados muito giros. Sou casada há nove anos e tenho três filhos para sustentar, pois só recebo 300 euros por mês.
Hoje joguei no euromilhões e espero ganhar.
Se ganhar, vou viver para Londres e tirar estas rugas que me dão a volta à cabeça.

Por Sandra T.