sábado, junho 23, 2007
quarta-feira, junho 06, 2007
Reportagem no PORTO CANAL
Reportagem no PORTO CANAL.
Publicada por paula cruz à(s) quarta-feira, junho 06, 2007 3 comentários
terça-feira, junho 05, 2007
Helpwrite: video
Este é o video que complementa a apresentação do nosso produto. A verdade é que o video original tem mias qualidade, mas isto é o que o Youtube permite.
Obrigado ao CATIM pelo "mão" que nos emprestou,
Bruna Isabel, Bruna Fátima, Soraia e Filipa
Publicada por paula cruz à(s) terça-feira, junho 05, 2007 9 comentários
segunda-feira, junho 04, 2007
Helpwrite: uma mão pela aprendizagem!
Ganhamos! Ganhamos! Ganhamos!
A turma do 9ºA ganhou o 1º prémio a nível nacional
Alunos do Porto vencem concurso de ideias para a indústria
"HelpWrite" facilita escrita e desenho a pessoas deficientes. Concurso "Isto é uma Ideia" envolveu 10 mil alunos de todo o país.
Um dispositivo que torna fácil a utilização de uma caneta ou lápis por pessoas com dificuldades em segurar objectos ou controlar a força. Chama-se "HelpWrite" e é o projecto vencedor da quinta edição do concurso "Isto é uma Ideia", da iniciativa "Pense Indústria", que envolveu cerca de 10 mil alunos do ensino básico e secundário e os pôs em contacto com a indústria e com a concepção de um produto comercial.
A invenção dos alunos do 9.º ano da Escola EB 2,3 do Cerco, no Porto, foi pensada a partir do caso real de Rui, um aluno com paralisia cerebral. Através de uma pega em material esponjoso, o "HelpWrite" permite a Rui escrever e desenhar com mais facilidade. Pode ser também usado em recuperações de acidentes vasculares cerebrais.
A ideia deverá agora ser registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um dos parceiros do "Pense Indústria", iniciativa da Recet – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, disse ao JPN Paula Cruz, professora envolvida no projecto, durante a apresentação dos vencedores, esta segunda-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Quatro projectos em destaque
Para além do "HelpWrite", foram apresentados outros três projectos que se destacaram num conjunto de 80: o "Rodopharm", de alunos de Leiria, que facilita a toma de comprimidos; as cortinas "Hélioreguladores", de Guimarães, que autoregulam a luminosidade dentro de uma sala em função da luz exterior; e um sistema de orientação para invisuais em superfícies comerciais, idealizado por estudantes de Viseu.
Iniciativa exemplar
O "Pense Indústria", que este ano envolveu cerca de 250 escolas e 120 empresas, vai ser candidato ao "European Entrepreneurship Awards" e foi apresentado na segunda edição da Mostra de Boas Práticas do Fundo Social Europeu (responsável por 75% do financiamento do projecto). Combater a imagem negativa da indústria junto dos jovens é um dos objectivos centrais.
"Sinto que no nosso país, por baixo da espuma dos dias, há uma corrente de mudança", disse aos jornalistas o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra.
(Por Pedro Rios - prr@icicom.up.pt) in Jornalismo Porto NetPublicada por paula cruz à(s) segunda-feira, junho 04, 2007 2 comentários
domingo, junho 03, 2007
Projecto Pense Indústria: vencedores amanhã no Europarque
Os produtos vencedores de cada Centro Tecnológico serão apresentados e daí sairá o vencedor nacional. Esperemos que seja o nosso!
O evento conta com a participação de representantes da Indústria e dos parceiros do Projecto, bem como das instituições governamentais que apoiam o Pense Indústria, nomeadamente o GPF, PRIME, INPI e Ministério de Economia e Inovação, ficando a apresentação a cargo de Pedro Tochas.
Publicada por paula cruz à(s) domingo, junho 03, 2007 0 comentários
sábado, junho 02, 2007
Crédito fácil: vida difícil!
O ponto de partida foi esta frase:
«Os portugueses renderam-se ao crédito fácil, solicitado de forma anónima e sem justificações sobre a sua vida particular. »
Eis algumas opiniões:
Hoje em dia, muitas pessoas caem na asneira de pedir créditos, sem saberem se tem capacidade para depois pagar as prestações. Uma doença, um divórcio ou o desemprego mudam a situação económica de um dia para o outro. Importa salientar que as pessoas antes de negociarem algum crédito devem avaliar bem a situação de forma a saber se são capazes de o pagar. È importante frisar que os juros são altos.Há várias pessoas que estão bem na vida, mas que começam a querer viver ainda com mais luxos, e por isso endividam-se. Neste caso, o crédito não serve para ajudar, mas sim para manter as “aparências”.
Tiago Oliveira
Nos dias de hoje, fala-se muito em crédito fácil. O crédito fácil (telefónico) é uma forma de a sociedade aderir de forma “anónima” ao crédito, sem ter que dar grandes explicações da sua vida pessoal.Por vezes, as pessoas passam por momentos de aflição e têm vergonha de pedir à família, nestas ocasiões o crédito telefónico parece uma boa saída.Com a ilusão dos créditos, por vezes, as pessoas gastam mais do que aquilo que têm, ficando endividadas.
Em minha opinião, o crédito fácil não é solução, pois temos de analisar bem as nossas hipóteses de pagamento, pois nada nos é dado de graça. Os juros não são nada baixos…Há pessoas que usam o crédito para tudo: férias, roupa, jóias, tecnologia. Quem não tem dinheiro, não tem vícios. Antes de se pedir um crédito, deve analisar-se bem a situação e fazer um projecto de vida, caso contrário ficamos sobre-endividados.
Bruna Fátima
Soraia
O consumo exagerado é uma ilusão, pois leva as pessoas a recorreram a créditos que depois não conseguem cumprir. O crédito só é bom, se as pessoas souberam calcular o que podem, ou não gastar. Há quem fique de tal forma “atulhado” em créditos que desiste de viver.
Com os cartões de crédito as pessoas nem sabem o que gastam e fazem despesas que são desnecessárias. Com o crédito vão de férias, compram produtos de luxo e depois acabam por viver de aparências.
Publicada por paula cruz à(s) sábado, junho 02, 2007 0 comentários