segunda-feira, junho 04, 2007

Helpwrite: uma mão pela aprendizagem!

Ganhamos! Ganhamos! Ganhamos!

A turma do 9ºA ganhou o 1º prémio a nível nacional

Alunos do Porto vencem concurso de ideias para a indústria

"HelpWrite" facilita escrita e desenho a pessoas deficientes. Concurso "Isto é uma Ideia" envolveu 10 mil alunos de todo o país.

Um dispositivo que torna fácil a utilização de uma caneta ou lápis por pessoas com dificuldades em segurar objectos ou controlar a força. Chama-se "HelpWrite" e é o projecto vencedor da quinta edição do concurso "Isto é uma Ideia", da iniciativa "Pense Indústria", que envolveu cerca de 10 mil alunos do ensino básico e secundário e os pôs em contacto com a indústria e com a concepção de um produto comercial.

A invenção dos alunos do 9.º ano da Escola EB 2,3 do Cerco, no Porto, foi pensada a partir do caso real de Rui, um aluno com paralisia cerebral. Através de uma pega em material esponjoso, o "HelpWrite" permite a Rui escrever e desenhar com mais facilidade. Pode ser também usado em recuperações de acidentes vasculares cerebrais.

A ideia deverá agora ser registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um dos parceiros do "Pense Indústria", iniciativa da Recet – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, disse ao JPN Paula Cruz, professora envolvida no projecto, durante a apresentação dos vencedores, esta segunda-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Quatro projectos em destaque

Para além do "HelpWrite", foram apresentados outros três projectos que se destacaram num conjunto de 80: o "Rodopharm", de alunos de Leiria, que facilita a toma de comprimidos; as cortinas "Hélioreguladores", de Guimarães, que autoregulam a luminosidade dentro de uma sala em função da luz exterior; e um sistema de orientação para invisuais em superfícies comerciais, idealizado por estudantes de Viseu.

Iniciativa exemplar

O "Pense Indústria", que este ano envolveu cerca de 250 escolas e 120 empresas, vai ser candidato ao "European Entrepreneurship Awards" e foi apresentado na segunda edição da Mostra de Boas Práticas do Fundo Social Europeu (responsável por 75% do financiamento do projecto). Combater a imagem negativa da indústria junto dos jovens é um dos objectivos centrais.

"Sinto que no nosso país, por baixo da espuma dos dias, há uma corrente de mudança", disse aos jornalistas o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra.

(Por Pedro Rios - prr@icicom.up.pt) in Jornalismo Porto Net

2 comentários:

MP disse...

PARABENS, PARABENS, PARABENS... a todos q estiveram envolvidos, mas muito especialmente aos alunos do "meu" nono ano e querida Prof. Paula Cruz, que sempre acredita que é possivel... e mais uma vez foi!!! bjsssssss para todos
Manuela (prof CFQ)

MM disse...

FABULOSO... FANTÁSTICO... VOCÊS MERECEM O MUNDO!!!! MUITOS E MUITOS E MUITOS PARABÉNS A TODOS MAS EM ESPECIAL A ESSA FANTÁSTICA MULHER QUE VOS ACOMPANHA E ILUMINA (não é Profª. Paula Cruz)!!! Continuem...